Minha alimentação na gravidez…

Interior-Dicas-para-ter-uma-alimentação-saudável-na-gravidez

Hello fashionistas,

Conforme prometido, hj venho aqui contar pra vcs tudo sobre a alimentação super saudável que tive durante a minha gestação gemelar. Muitas pessoas me perguntavam como eu conseguia fazer pra não engordar muito e controlar a fome. Se com um bebê é complicado de manter a boca fechada, imaginem com dois.
Bem, eu sempre tive uma alimentação equilibrada já que não como carnes vermelhas, odeio refrigerantes e não ligo muito para doces. Eu posso dizer que sou uma pessoa um tanto estranha pq amo comer um pratão de salada e com prazer. Há quem diga que é impossível mas eu aprendi a comer bem em casa ainda criança quando meus pais faziam várias saladinhas de legumes enquanto a maioria das crianças se esbaldavam em batatas fritas e guloseimas.
Logo que descobri minha gravidez, resolvi caprichar no cardápio que se tornou ainda mais rico em vitaminas. Toda a semana comprava várias frutinhas: banana, maçã, tangerina, morango, melão, abacaxi, maracujá e mamão. Todo dia rolava suco de fruta a tarde, suco verde, água de côco… As frituras cortei quase que 100%. Legumes e verduras faziam parte do meu cardápio todos os dias. Minha fonte diária de ferro era beterraba e folhas verdes escuras. Bebia muitaaaa água, comia bastante peixe e praticava exercícios leves como a caminhada até os 6 meses. Tive acompanhamento de um nutricionista e ainda assim fiquei um pouco anêmica. A anemia geralmente acontece, principalmente quando se carrega dois bebes. Eles sugavam tudo de mim e precisei tomar 2 vitaminas todos os dias que foram receitadas pela minha médica obstetra. A anemia depois passou e permaneceu inalterada até o final da gravidez.
Até as 38 semanas, quando os bebês nasceram, eu havia engordado 13kg. No total entre bebês, líquido amniótico, placenta etc eu devia ter uns 8kg só de barriga. O restante estava distribuído pelo meu corpo. Meus meninos nasceram com 3.330kg e 3.300kg, ou seja, enormes e saudáveis para gêmeos. Para mim foi uma grande vitória sair da maternidade com eles no colo. Todos sabem o quanto uma gravidez gemelar requer cuidados. A prematuridade é algo bem comum e graças a Deus eles nasceram no tempo certo. Quando viajei para comprar o enxoval deles, comprei 2 roupinhas para prematuros já pensando no que poderia acontecer. Nunca se sabe né? E eu não queria ser pega de surpresa. Vejam só que pequeninas esse conjuntinho. Ainda bem que não precisei usar né? Reparem que a minha mão é do tamanho da calça.

prematuroVejam a fotinho com o peso dos meus filhotes. Tem quem não acredite quando eu falo sobre o peso deles…

pezinho

A minha dica para as futuras mamães é viver cada momento da gravidez. Esqueça tudo, se afaste do stress, mergulhe de cabeça nesse maravilhoso mundo da maternidade, leia bastante sobre o assunto, pesquise, durma bem e antes de comer qualquer coisa pense no seu bebê. Quando me batia aquela vontade de “jacar” eu parava tudo e pensava nos meus meninos e imaginava aquela gordura toda da batata frita, por exemplo, entrando na barriguinha deles. Ai gente, funciona rsrsr. Ser mãe é abrir mão de nós mesmo, das nossas vontades. Tudo pelos filhos!!! Acho que esse processo já começa desde a barriga e comigo foi assim.
Ah!!! Na gravidez me privei de certas comidas que poderiam ser fatais para os bebês como a comida japonesa por exemplo. Carnes cruas e mal passadas podem conter bactérias prejudiciais ao desenvolvimento e percurso da gravidez. Minha médica não me proibiu mas me alertou sobre os perigos. Eu como sou muito certinha, resolvi sofrer um pouquinho e cortar de vez. Logo eu, a viciada em japa. Mais uma vez abri mão das minhas vontades por eles, rsrs.
Ter um filho era um sonho meu e só agradeço a Deus por ter sido abençoada duplamente com 2 anjinhos lindos. Ser mãe de gêmeos é ter trabalho dobrado, mas é ter amor dobrado tb. Confesso que hoje me considero uma pessoa completa e feliz de verdade. E se vc ainda tem dúvidas e medo do que pode vir pela frente com a gravidez, esqueça. Eu tb tive muito medo da grande mudança que minha vida iria passar e tive muita dúvida se daria conta. Enfim, quando olhamos para os nossos filhos assim que nascem, tiramos forças não sei de onde e então, um turbilhão de sentimentos invade a gente.É muito amor, inexplicável, incomensurável, incondicional.

E pra terminar o post voltando ao assunto alimentação, encerro com a seguinte frase:

Vc é o que vc come!!! 😉
Boa semaninha,

XX,

Monique Leite

Escrito por

Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense, trabalhou durante anos como Mídia Online em Agências de Publicidade e lá respirava internet. Se especializou no Google Analytics, Google Adwords e um belo dia resolveu mudar. Hoje é aspirante a Fotógrafa, blogueira nas horas vagas, mamãe dos gêmeos Edu e Théo e que vive a maternidade em tempo integral. É louca por moda, viagens, makeup e tudo que conspira a favor do universo feminino.

15 comentários em “Minha alimentação na gravidez…

  1. Nique, parabéns pelos lindos bebês e pode ter certeza que sua experiência vai servir de exemplo para muitas mamães que pensam em como conciliar gravidez e boa forma após o parto . Bjos. Soraya

  2. Muiiiito raro gêmeos com esse peso e gestação até essa data! Sinta-se extremamente abençoada e sortuda, Nique!
    PARABÉNS, MESMO!! Você é uma inspiração tremenda, e logo estará com barriga negativa! Hahahaha
    Uma dúvida: Está amamentando? Acho tão complicado com gêmeos 😥

    1. Betina, muito obrigada. Fico muito feliz em saber que sirvo de inspiração. A gravidez gera tanta insegurança na mulher né? Acho importante esse incentivo. É muito bom pensar que tudo volta ao normal se quisermos. Sobre a amamentação é complicado mesmo com gêmeos. Estou amamentando mas meu leite não é suficiente para os dois. bjs

  3. Oi Nique, amei seu post!!!Tbm estou gravida de gêmeos, e é difícil achar outras mães de gêmeos que postem tantas dicas quanto vc! Acompanho SEMPRE seu blog e seu instagram, vc realmente esta de parabéns, sei que levar uma gestacao gemelar até o fim como vc fez, e com bebês tão saudáveis e grandes, requer um cuidado e dedicacao enorme da mae! Também te admiro muito porque vc nunca deixou de se cuidar, apesar da gravidez e dos bebês pequenos! Acho isso o máximo, pois nao precisamos abandonar nosso lado mulher para sermos boas mães, e vc mostra isso claramente! Seus filhos são lindos demais!!! Parabens!!!

    1. Bia,
      A gravidez gemelar pra mim foi um desafio. Eu sempre me preocupei muito com o meu corpo e quando descobri que vinham dois bebês pensei: agora vou me estragar, não vai ter jeito. E não foi isso que aconteceu. Por ser gemelar, tive cuidado dobrado. E vc tb deve ter viu? Realmente é muita disciplina, mas pensa sempre nos bebês e em vc depois que eles saírem. Dessa forma vc se alimentará bem melhor. Te desejo uma gravidez tranquila, assim como a minha. Depois volte aqui para contar a sua experiência. Muita saúde pra vcs!! Beijosss

  4. Nique, venho aqui te recomendar assistir a documentário “O Renascimento do Parto” é muito bom e chocante, olha a sinopse: “O filme “O Renascimento do Parto” retrata a grave realidade obstétrica mundial e sobretudo brasileira, que se caracteriza por um número alarmante de cesarianas ou de partos com intervenções traumáticas e desnecessárias, em contraponto com o que é sabido e recomendado hoje pela ciência. Tal situação apresenta sérias conseqüências perinatais, psicológicas, sociais, antropológicas e financeiras.”. Achei interessante compartilhar com você que foi mamãe. Beijinhos e muita saúde para os geminhos 🙂

    1. Oi Nathaly, que bacana essa sua recomendação. Desculpe a demora em responder. Vou procurar o documentário para assistir. Realmente esse assunto sobre cesárea e parto normal ainda é bem polêmico. Obrigada pela dica.
      Beijoss

  5. Vc não tem babá? Eu tive um casal de gemeos que inclusive eram para ter nascido no dia 24/07 mas tive pressão alta entao nasceram dia 17/07 mas eu tenho uma baba e estou ficando mto cansada!!!
    Optei tb por ter baba pois ja tenho um de 4 anos mas mesmo assim e mto cansativo!!!!estou apaixonada por eles e consegui emagrecer mto rapido tb acho q pela rotina trabalhosa!!!!
    Bjo

    1. Olá Carol!!!
      Eu tenho babá sim, não tem como cuidar de 2 bebês ao mesmo tempo sozinha. A minha é maravilhosa. Realmente mesmo com babá é cansativo pq existem coisas que só a mãe pode fazer como dar de mamá. Na madruga quem fica sou eu. No início minha mãe se mudou pra minha casa e me ajudava mas agora já peguei no ritmo e tiro de letra. As noites inteiras sem dormir me faz muita falta mas sei que um dia passa. Tb estou muito apaixonada pelos meus bebês. Ser mãe de gêmeos é maravilhoso. Volte sempre aqui no blog. bjs

  6. Nique, estou grávida de 7 meses de duas meninas… Amo o seu blog!! Já engordei 8 quilos e fico desesperada… Acho que vai cair tudo depois que elas nascerem… Rs!! Me conta… Quais foram os seus cuidados pós parto?? Como conseguiu voltar para este corpinho de antes??? Por favorrrr!!! Me respondeeeee…rs!!! Beijossss

    1. Olá Gisele!!! Vc está indo bem em relação ao peso. O mais importante é vc estar saudável e comer o necessário para alimentar suas bebês. Eu não fiz dieta mas cortei tudo que era porcaria. As vezes fugia um pouquinho mas logo me lembrava dos meus bebês que precisam crescer saudáveis dentro de mim. Meus cuidados pós parto foram: usei cinta direto, só tirava para tomar banho. Cremes para flacidez da Mustela todos os dias na barriga, alimentação saudável e caminhadas de leve a partir de 30 dias pós parto. A partir de 60 dias comecei a aumentar a caminhada e depois de 90 dias já estava malhando. Força de vontade é a palavra-chave. Mas nem pense nisso agora. Deixe para quando suas meninas nascerem. Pense em amamentar que já vai te ajudar muito a perder peso e vai criar um vínculo ainda maior entre vcs. Perdi 11 kg amamentando em 1 semana em alguns dias.
      beijos

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s