Meu Diário do Desfralde – parte 1

diariododesfralde

Oi gente, tudo bem?

Muita gente me pergunta quando vou desfraldar Edu e Théo e faz 1 semana que comecei o tal processo. Bem, resolvi escrever um diário e contar para vcs a minha experiência e espero que muitas de vcs se sintam em casa com o meu relato. Não vou antecipar o sétimo dia. Quero que vcs leiam até o final.
Vem comigo!!! 😉

Dia1: quinta feira

Hoje comecei o desfralde do Eduardo e Théo e logo que acordaram resolvi tirar as fraldas. Coloquei sunguinhas de praia pq se eles sujarem fica mais fácil para lavar e secar. Expliquei que eles não são mais bebezinhos e que fazer xixi e caquinha na fralda não era mais legal. Senti que meus filhos estão prontos para tirar a fralda quando percebi que eles mesmos quando enchem as fraldas logo pedem para serem trocados. Isso é um bom sinal.
Durante o dia, fizeram xixi na suguinha e eu já troquei 3 vezes.
Théo me pediu uma vez para fazer xixi no vaso e corri com ele. Coloquei o adaptador, ele sentou e pronto: fez xixi. Eu fiz uma festa. Bati palmas, sorri, fiz uma tremenda festa e no final disse: Muito bem! Parabéns! Mamãe está muito feliz.
Vou colocar a fralda apenas durante a noite nesse começo e assim que sentir que eles estão entrando no ritmo, começo o processo do desfralde noturno.

Dia 2: sexta-feira

O dia começou com a fralda noturna do Dudu cheia de caquinha, ou seja, não teremos caquinha no lugar que deve estar né? 
Já Théo acordou apenas com xixi mas parecia que havia esquecido tudo o que falei ontem. Na verdade, acho que os dois esqueceram pq o dia inteiro foi um fracasso. Foi só tirar a fralda e eles fizeram xixi em todos os cantos da casa. Théo bloqueou hoje e não fez caquinha. Será que está com medo de fazer e se sujar? 
Eu já imaginava que não seria tão fácil como no primeiro dia, mas vamos seguir pq agora que comecei tenho que continuar.

Dia 3: sábado

Começamos o sábado sem fraldas por aqui e foi o mesmo de ontem. Corria com eles para o banheiro mas só faziam um pouquinho, ou melhor, quase nada. E eu fazia uma festa com aquele pouquinho mas minha felicidade durava pouco… De repente vinha xixi no tapete… e um montão 😦
Porém, como tivemos um batizado para ir, coloquei as fraldas neles. Não demorou muito e eles encheram as fraldas com caquinha. Será que foi só colocar fralda para eles se sentirem a vontade?
 Por aqui ainda não tivemos caquinhas no vaso, mas tudo bem, mais um dia se foi.

Dia 4: domingo

Acho que comecei o dia errando. Fomos passar o domingo fora de casa e coloquei as fraldas neles. Comodismo da minha parte? Pode ser, mas acho que eles ainda não estão preparados para saírem sem fraldas. Eles não me pedem ainda em casa e eu que tenho que ficar o tempo todo perguntando. Por mais que eu pergunte, eles fazem nas calças. Prefiro treiná-los ainda mais em casa e quando sentir que estão mais espertos, tiro a fralda para saírem. 
Hoje, apenas o Théo recheou a fralda com um brinde perfumado rsrs.

Dia 5 : segunda- feira

Hoje o dia foi melhor, pois Théo fez caquinha no vaso… Eeeeeee! Mas foi pq eu levei… Ahhhh . Mesmo assim fiquei muito feliz e fiz aquela festa. Dudu nada. Porém eles ainda continuam fazendo xixi e dessa vez fizeram os dois na varanda. Algumas mães conseguem com mais facilidade , né? Mas por aqui é uma vitória e uma derrota. E foi o dia inteiro desse jeito. E vamos começar a semana com força pq vamos conseguir.

Dia 6 : terça-feira

Eduardo acordou com a fralda noturna cheia de caquinha e até agora não tivemos xixi pela casa. Resolvi levá-los ao vaso sanitário em um intervalo de meia hora. Ah, nós descemos e ficamos aqui perto de casa com os meninos sem fraldas e como não tinha banheiro na rua, Théo fez xixi. Sei que não devemos ensiná-los a fazer xixi assim na rua mas o que eu ia fazer? Ele colocou o pipi pra fora do shortinho e fez. Se alguém tiver uma outra idéia pode me falar?

Dia 7: quarta-feira

Os meninos acordaram e comecei o dia conversando com eles. Disse que quem fizesse xixi no vaso sanitário ia ganhar uma estrelinha na camisa de presente. Eu tenho uns adesivos ainda do ano passado em formato de estrelas que usei para fechar os envelopes dos convites da festa de 1 ano dos meninos. Acreditem se quiser mas hoje só Théo ganhou uma estrela na roupa pq calhou de levarmos ele no banheiro na hora que ele estava com vontade. Ele ficou super feliz com a estrela e disse que ia pedir da próxima vez. Mas eles não pediram. Eu achei que essa estratégia iria funcionar, mas não. 😦 Chegou a noite e coloquei as fraldas para eles dormirem. Mais um dia se foi e mais um dia sem sucesso no desfralde.

Dia 8: quinta-feira

Edu e Théo acordaram e tirei as fraldas. Conclusão: Fizeram muito xixi no tapete. E eu tomei uma decisão que para muitos pode ser considerada como fracasso. Sim, eu voltei atrás com o desfralde. Mas pq? Pq percebi que não adianta forçarmos uma situação se a criança não tem maturidade. Eles sabem que o certo não é na fralda, mas acabam fazendo, esquecem. Eles não se ligaram ainda e acredito que agora não seja o momento. Não quero criar pressão, não quero criar uma situação inversa, não quero traumatizá-los. Acho que o desfralde pode ser mais tranquilo como vejo em muitas famílias. Não posso achar que meus filhos são iguais a outras crianças que desfraldaram super rápido. Não posso obrigá-los a isso. Cada criança tem um tempo… umas andam primeiro, outras falam primeiro. Nenhuma criança é melhor ou mais esperta do que outra pq elas faz tudo primeiro. Tenho essa consciência e vou esperar mais alguns meses. Vou tentar novamente e sentir a reação deles. Se der certo, ótimo, senão suspendo novamente. Ninguém usa fraldas eternamente. Uma hora vai. E estou muito tranquila e mais aliviada com a minha decisão.

Edu e Théo após o banho. Deixei eles de fraldinhas pois aqui no Rio de Janeiro hoje está bem quente. 🙂

IMG_9226 IMG_9227

Quem tiver passado pela mesma situação, pode compartilhar aqui. Que tal? Quero saber como foi na casa de vcs. 😉 Mãmaes unidas sempre!!!

XX,

Monique Leite

Escrito por

Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense, trabalhou durante anos como Mídia Online em Agências de Publicidade e lá respirava internet. Se especializou no Google Analytics, Google Adwords e um belo dia resolveu mudar. Hoje é aspirante a Fotógrafa, blogueira nas horas vagas, mamãe dos gêmeos Edu e Théo e que vive a maternidade em tempo integral. É louca por moda, viagens, makeup e tudo que conspira a favor do universo feminino.

9 comentários em “Meu Diário do Desfralde – parte 1

  1. Oi nique, tudo bem? Adorei seu post! Muito legal você assumir que voltou atrás. De jeito nenhum isso é um fracasso. Nós somos os adultos e temos que saber qual é o limite dos nossos filhos. Parabéns!! Ainda não entrei nessa fase com minha filha, mas logo chega e sei que não será fácil… ela ainda não foi pra escolinha, como seus filhos.. na escolinha eles ajudam muito nesse processo! Uma amiga acaba de desfraldar a filha com o apoio da creche e a estratégia era leva-la até ao banheiro a cada 15 minutos, mesmo sem ela pedir. E tb sacrificar os finais de semana, pelo menos os primeiros, ficando em casa.. funcionou.. só uma dica para quando for tentar de novo! Beijos e boa sorte! Edu e theo são lindos!! :*

    1. Olá Maira, os meninos ainda não estão na escola e acho que se estivessem talvez eu teria tido sucesso. Pretendo colocá-los logo pq tenho certeza que está na hora. Mas vou aguardar pacientemente. Uma hora eu consigo. Beijos

  2. Oi Nique, você está super certa, é muito importante respeitar os limites das crianças e saber que nenhuma criança é mais inteligente ou tem mais capacidade, cada uma tempo seu tempo, como vc disse, um beijão nos lindos príncipes Edu e Theo !!

  3. Ola, acho q muito dificilmente a crianca pede logo no inicio do desfralde pra ir ao banheiro. na verdade vc precisa levar a cada 20/30min. Pq eles nao tem muita nocao no inicio e nao querem parar as brincadeiras, mas com o tempo eles vao comecar a espacar mais o tempo e a pedir. o ideal é que vc comece na segunda – feira pq sai menos e precisa colocar menos a fralda, fds realmente é complicado pq saimos mais e acabamos confundindo a cabecinha deles, colocando a fralda um tempo e tirando em outros… enfim, boa sorte da proxima vez… bjinhos em vc e nesses principes lindos

  4. Nique, bom dia.

    Os babys gostam de leitura? Existe alguns livros infantis que ajudam nos desfralde. .. lá em casa usamos mamãe estou crescendo, apreendendo a usar o banheiro.

    O livro traz dois quadrinhos pra serem preenchidos de adesivos, usei um pro xixi e um pro cocô, quando começei o desfralde optei por não tirar direto as fraldas, oferecia o banheiro pra xixi e coco o tempo todo, nisso incluí essa leitura, na nossa rotina diária de leitura, aos poucos isso deve ter durado uma semana, ele começou a associar a história a sua necessidade atual, ou seja ele mesmo começou a entender as necessidades dele.

    Toda vez que ele fazia xixi ou coco ele ganhava um adesivo pra preencher o quadro, isso estimulava ele ir ao banheiro as vezes ele ia não fazia nada e pedia adsivo eu neguei alegando que só ganharia quando fosse a hora certa.

    O livro me ajudou pq meu pequeno ama livros, e quando contávamos a história antes do soninho ele dizia mamãe já sou crescidinho já sei usar o banheiro. Achei um barato, já estou nesse processo a uns dois meses, nossos quadrinhos já se completaram e ele já passa o dia sem fraldinha, levanta cedo a primeira coisa é ir ao banheiro, hj em dia ele diz que não precisa de fraldinha que isso é coisa de bebê e ele não é mais bebê.

    Não tirei completamente anoite, sinto que ainda foi mais por causa de mim do qie por causa dele, mas estamos nesse processo.

    Boa sorte aí, bjos!

    1. Olá Jocasta!!!
      Achei o máximo esse livrinho. Será que encontro na Saraiva? Quero comprar! Os meninos adoram histórias e acho que o livrinho vai ser meu grande aliado. Muito obrigada por compartilhar a sua história. Vou tentar por aqui e quem sabe consigo. Beijos

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s