O desfralde do Edu e Théo – parte 2

diariododesfralde

Oi gente,
Faz 2 semanas que comecei a minha segunda tentativa para desfraldar Edu e Théo e hoje venho contar um pouquinho sobre essa etapa tão importante na vida de uma criança e na vida de nós, mamães. ❤
O desfralde é o momento que nossos filhos deixam ser ser bebezinhos e passam a ter mais controle sobre suas vontades. Pensando bem sobre o assunto, acho um passo muito maduro e muitas vezes cobramos isso deles pq a sociedade cobra a gente. A sociedade cobra tudo o tempo todo mas cabe a nós sabermos se é a hora certa para iniciar esse processo. Cada um tem seu tempo e sua particularidade. Somos diferentes e devemos seguir a nossa natureza. Não é pq seu filho desfraldou depois que ele é menos esperto que o colega, não é pq seu filho andou depois que ele é fisicamente mais frágil, não é pq seu filho não fala como o colega que ele é menos inteligente. Ser mãe não consiste em colocar um filho no mundo e pronto. Ser mãe é entender o que seu filho precisa e amá-lo do jeito que ele é, respeitando o tempo dele. Tenha maturidade para entender se é o momento de começar.
Já li em alguns lugares mães dizendo que JAMAIS devemos voltar atrás quando iniciamos o desfralde. Pq não podemos regredir? Será que é preferível forçar um desfralde a todo custo sem dar importância ao que seu filho realmente sente? Um desfralde forçado pode fazer um efeito inverso e gerar traumas, uma espécie de trava na hora do seu filho fazer as necessidades fisiológicas. Nesse caso, é preciso muitas vezes um tratamento psicológico. E isso tudo sem a mínima necessidade, né? 
Então, se vc mamãe quer desfraldar seu filho, vá com calma e paciência. Se vc perceber que seu filho não quer desfraldar, não force. Coloque a fralda novamente e tente daqui alguns meses. E se não der certo pela segunda vez, adie novamente. Um dia vc vai conseguir pq eu não conheço um adulto normal que use fraldas. Tudo no seu tempo.
Bem, falando sobre a nossa segunda tentativa, eu só retomei depois de 4 meses depois. Na primeira eles tinham 2 anos e 2 meses e foi um desastre. Eles não queriam usar o vaso sanitário e faziam xixi pela casa toda. Passei uma semana na insistência e aí desisti. Sim, eu desisti e confesso. Não sou menos mãe por isso e meus filhos não são inferiores a outras crianças por isso. Acho bacana ter coragem de mostrar os erros e não só acertos. Meus filhos não são perfeitos, são crianças em desenvolvimento. E acho super válido encorajar outras mães a voltar atrás se for preciso. É fundamental entender que o desfralde precisa ser um processo natural pq não estamos em um quartel general.
Bem, por aqui iniciei o desfralde em uma segunda-feira. Sempre procure começar as segundas pq geralmente saímos nos finais de semana e inicialmente é preciso deixar seu filho o maior tempo possível SEM fralda.
Então logo pela manhã, acordei e tirei as fraldas dos meninos. Comprei várias cuequinhas de super heróis e expliquei com muita paciência que eles agora iriam usar cuecas. Disse que eles não poderiam molhar as cuecas de xixi pois os super heróis ficariam tristes. De 20 em 20 minutos perguntava se queriam fazer xixi e os levava ao banheiro. Como são meninos, ensinei a segurar o pintinho e fazer xixi em pé. Nunca ensinei a fazerem sentados.

No primeiro dia, tivemos alguns escapes mas nada que não fosse normal para quem está aprendendo. A noite, coloquei a fraldas nos meninos para dormirem e todas as noites ainda coloco. Uma coisa de cada vez, né?

O segunda dia foi muito parecido com o primeiro com alguns escapes. Sempre que eles deixavam escapar eu não brigava, apenas conversava e explicava que meninos grandes não usam mais fraldas.

O terceiro dia foi muito melhor… Um escape do Edu a noite e nenhum do Théo.

O quarto, quinto e sexto dia Théo e Edu deixaram escapar mas continuei firme.

E chegou o final de semana e fomos para a rua. Resolvi colocar fraldas neles com medo de um imprevisto, ou seria previsto? rsrs Conversei dizendo que a fralda era apenas uma emergência e que eles deveriam pedir. E para a minha surpresa, eles pediram. :)
 Fiquei tão feliz com esse progresso deles, mas tão feliz. Essa era a prova que eu precisava para saber se eu estava fazendo a coisa certa no momento certo.
Iniciamos a segunda semana e tivemos apenas 1 escape do Edu e nenhum do Théo. Posso dizer que meus filhos estão desfraldados sim pq mesmo usando fraldas na rua eles pediram para fazer fora da fralda. Conclusão, cheguei em casa e constatei que as fraldas que eu tinha colocado pela manhã ainda estavam secas a noite. Eeeeeee!!!!

Vejam só alguns ítens para iniciar o desfralde:

Penico ou Adaptador, qual usar?
Depende do que vc acha mais legal. Por aqui usamos o adaptador ou redutor, como muitos chamam. Não curto muito a idéia de penico. Acho chato ter que higienizar o tempo inteiro. 
Eu comprei um adaptador com vários desenhos de naves espaciais e eles curtiram muito, porém é necessário que tenha sempre alguém para colocá-los sentados no vaso. Como estou sempre por perto, não vejo problemas nisso. A questão do penico tb é que depois que eles acostumam, é preciso um novo processo para que eles acostumem a usar o vaso.

Cuecas, calcinhas, fraldas de treinamento.
Compre sempre de temas divertidos para estimular a imaginação.

Vejam só algumas cuequinhas que comprei para os meninos na Renner. Fofas né? Coloquei essa foto no meu Instagram @blogdanique. Nos acompanhem por lá tb!
unnamed

Banquinhos
Algumas mamães compram banquinhos baixinhos para dar mais autonomia ao seu filho na hora de usar o vaso e lavas as mãos. Bem interessante!

Prêmios, presentes.
Acho válido um incentivo. É importante a mamãe mostrar que está feliz com isso e oferecer algo como recompensa. Por aqui eu colava adesivos de estrelas nas roupinhas deles e no final do dia eles ficavam cheios de estrelinhas. Era muito divertido!

Livrinhos:
Os livrinhos podem ser grandes aliados na hora do número 2. Aqui funcionou com o Edu que ama livros e relaxa com as histórias. Edu pede para que eu conte historinhas e gosta que eu segure em suas mãos rsrs.

Bem, e foi assim que passamos por essa fase bem complexa mas que merece muita cumplicidade e carinhos entre pais e filhos.
Palavras-chave: PACIÊNCIA e MATURIDADE.

E com vcs meus geminhos ainda da fraldinhas… Dá uma saudade mas crescer é preciso. ❤ ❤

DSC_6878 DSC_6902Deixem recadinhos, vamos trocar experiências. Quero saber como foi com vcs.

Espero ter ajudado.

Um beijo e até o próximo post,

Monique Leite

Escrito por

Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense, trabalhou durante anos como Mídia Online em Agências de Publicidade e lá respirava internet. Se especializou no Google Analytics, Google Adwords e um belo dia resolveu mudar. Hoje é aspirante a Fotógrafa, blogueira nas horas vagas, mamãe dos gêmeos Edu e Théo e que vive a maternidade em tempo integral. É louca por moda, viagens, makeup e tudo que conspira a favor do universo feminino.

3 comentários em “O desfralde do Edu e Théo – parte 2

  1. Oi Nique adoro seu Blog e parabéns pela a vitória. Aqui tbm estou nessa fase meu filho tem 2 anos e 6 meses tem 2 semanas que estamos nesse processo. Tem dias que é difícil faz na cueca toda vez aí paciência tem que ser enorme. Pensei em volta atrás mais coloco a fralda nele ele tira e fala que não precisa de fraldas. Então comecei com os adesivos e temos tido mais sucesso, hoje não teve nenhum escape. Mais enfim beijos e parabéns.

  2. Oi Nique, Td bem?
    Adorei ler o seu relato. Estou tomando coragem para iniciar o processo de desfralde aqui em casa também. Fiquei com uma duvida: como os meninos fazem xixi em pé? Vc segura eles? Pergunto isso pq meu filho não dá altura e não sei como posso incentiva-lo a fazer xixi em pé…
    Obrigada, um grande beijo em vc e nos filhotes lindos!

    1. Oi Aline, tudo bem e vc?
      Os meninos sempre fizeram xixi em pé. Eu levanto a tábua do assento e dá certinho a altura. Mas os meninos são altos.
      Uma dica:
      Compre um banquinho pequeno e o incentive a subir e fazer xixi em pé. Ele vai gostar pq é diferente. Inclusive vc dá autonomia para ele quando quiser fazer sozinho. Lógico que sozinho só quando ele já estiver desfraldado. Os meninos aqui já fazem sozinhos rsrs. Boa sorte por aí.
      bjs

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s