Menina é rosa e menino é azul?

Manhês,

Desde que eu me entendo por gente, a vida se divide entre o rosa e o azul para determinar o sexo feminino e masculino respectivamente. Na verdade essa história é bem mais antiga que eu e começa por volta de 1914 no período da Primeira Guerra Mundial. Naquela época, os tons pastéis passaram a ser usados em bebês e não mais o branco como de costume. Antigamente o branco era usado por ser uma cor neutra. Naquela época os pais só descobriam o sexo dos bebês quando eles nasciam então era muito mais fácil montar o enxoval, além do fato do branco ser tb uma cor que mostrava logo quando o bebê se sujava. Com a substituição do branco pelas cores, ao contrário do que é hoje, o rosa era usado pelos meninos por ser mais decidido, forte e másculo. Já o azul, denotava mais delicadeza, amabilidade, significava a bondade de Virgem Maria, a tranquilidade do reino dos céus e era usado pelas meninas. Ficou confusa? Na verdade, o rosa estava bem mais associado a cor vermelha, a cor do sangue que é marcada pelo vigor. Então, foi a partir dos anos 80 que o rosa começou de fato a se inserido na paleta de cores de milhares de produtos para meninas. O fato é que não há nenhuma raiz ancestral que determine essa preferência de cores de acordo com o sexo e muito menos razões genéticas. Inclusive, crianças com menos de 2 anos preferem cores mais vivas e fortes do que as pastéis e no entanto usamos as mais suaves nos bebês, né?
Mas pq estou falando isso tudo? Pq hoje em dia há um certo preconceito no uso dessas duas cores, principalmente quando falamos no rosa para o sexo masculino. Eu particularmente adoro ver meu marido vestido com camisa rosa e nunca deixei de colocar camisas ou bermudas rosa nos meus filhos. Acho bonito, apesar do forte apelo sexual que a mídia impõe. Mesmo com todo preconceito, atualmente essa questão vem sendo cada vez mais discutida. Se vc curte futebol, já percebeu quantos jogadores famosos aderiram as chuteiras cor de rosa? Vejam só:

Alexandre Pato, Neymar e Beckham, são apenas alguns.

E por aqui, resolvemos seguir essa modinha das chuteiras rosa e dar um toque mais fashionista.
Vejam só que lindas essas chuteiras infantis da Penalty que chegaram para Edu e Théo…
Eu mesma achei que eles não fossem gostar mas me surpreendi com a reação até mesmo do papai.

img_1902

Sexta-feira passada, meus filhos não tiveram aula na escolinha e então fomos até a praça gastar energia. Vejam só como foi. ❤

fut6 fut5 fut4 fut3

Théo tem muito jeito com a bola…

fut2

Aquecimento…fut1

Penso que o grande preconceito está na cabeça das pessoas. Não é a cor que determina a nossa opção sexual. Eu mesma sempre gostei muito mais do azul do que o rosa e nada disso muda o meu comportamento. Acho importante nós pais termos isso muito bem formatado em nossas cabeças e pensarmos se devemos criar meninos machistas ou meninas femistas demais, né?

beyondz-joengmeeyoon

E vc, o que pensa a respeito das cores? Gostaram das chuteiras?

Comentem e compartilhem.

Xoxo,

Monique Leite

Escrito por

Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense, trabalhou durante anos como Mídia Online em Agências de Publicidade e lá respirava internet. Se especializou no Google Analytics, Google Adwords e um belo dia resolveu mudar. Hoje é aspirante a Fotógrafa, blogueira nas horas vagas, mamãe dos gêmeos Edu e Théo e que vive a maternidade em tempo integral. É louca por moda, viagens, makeup e tudo que conspira a favor do universo feminino.

Um comentário em “Menina é rosa e menino é azul?

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s