Cadeirinhas e Bebês Conforto… Qual comprar?

Olá Manhês,

Hoje resolvi criar esse post para falar de um assunto muito importante e que gera muitas dúvidas nos pais na hora de comprar: As cadeirinhas e bebês conforto. Trata-se de uma compra que deve ser feita com pesquisa e cautela pq estamos falando da segurança do nosso bebê ou criança à bordo, né?

Existem duas formas para se transportar um bebê:

1) Bebês Conforto

O bebê conforto é usado para bebês desde o primeiro dia de vida no trânsito. Ele pode ser acoplado no carrinho, no carro e pode ser carregado pela alça.

2) Cadeirinhas

Quando o bebê conforto passa a ficar apertado, recomenda-se a substituição pela cadeirinha reversível que utiliza cinto de 5 pontos e vai de 9 a 18kg ou de 1 a 4 anos. A partir daí é necessário comprar uma cadeirinha maior que é presa no próprio cinto de segurança do carro.

Informações básicas

Escolha um assento de carro que é apropriado para a idade do seu filho, peso e altura (veja o quadro abaixo).
Antes de usar o assento de carro pela primeira vez, certifique se ele se encaixa bem no seu carro e pode ser afivelado firmemente. O assento de carro ou a base não deve se mover muito.
Lembre-se: se você comprar um bebê conforto, você vai precisar comprar uma cadeirinha quando seu filho tiver 9-10 kg. Você não pode colocar seu filho em uma cadeirinha virada para a frente do carro até ele atingir 1 ano de idade e pesar menos de 9 kg.
Se seu filho pesa mais de 9 kg, mas tem menos de 1 ano de idade, você deve usar uma cadeirinha já para bebês maiores, mas que você possa usar tanto virado de frente quanto de costas. Essas cadeirinhas permitem que o seu filho use até 18 kg. Muitas mamães queriam saber pq meus filhos não usavam mais o bebê conforto quando eles nem tinham completado 1 aninho… Aí está a explicação. 😉
Não se esqueça – o lugar mais seguro para as crianças de todas as idades é o banco traseiro.

tabela-cadeirinha-bebe

Antes de tudo vamos entender quais são os sistemas de engate que existem?

Os sistemas de engate Isofix e Latch

Isofix é um novo padrão de fixação na instalação de dispositivos de retenção de crianças (cadeirinhas), o qual está sendo adotado por fabricantes de veículos em vários países, especialmente na Europa Ocidental e Ásia, sendo que o seu uso está progressivamente aumentando também em outros países e continentes. As cadeirinhas que uso no meu carro e que as mamães sempre me perguntam tem esse sistema, mas comprei em Portugal.

No caso de sua aplicação para o mercado brasileiro, as normas que regem os critérios para testes de homologação desse sistema estão em fase conclusiva de elaboração, as quais se baseiam nos critérios da norma ECE européia.

Em 2020, os veículos produzidos no Brasil terão de ser fabricados com esse equipamento, a exemplo da Argentina, que já fixou datas para essa exigência, primeiramente para veículos novos (2016) e depois para todos os veículos (2018).

Quanto ao padrão de fixação denominado Latch, que usa terminais de ancoragem análogos ao do sistema Isofix, trata-se de um sistema adotado principalmente nos Estados Unidos, onde a fixação superior e inferior dos dispositivos de retenção de crianças é feita através de tirantes ou cintas ligadas a terminais de encaixe. A sigla “latch” vem do inglês “Lower Anchors and Tether for CHildren”.

Tanto a fixação pelo sistema Isofix como através do sistema Latch podem ser complementadas com o dispositivo anti-rotação denominado Top Tether, o qual consiste em uma ancoragem adicional na parte superior da cadeirinha.

Na ilustração abaixo, vemos representados 2 tipos de fixação que utilizam terminais de ancoragem existentes no veículo (tipo A Isofix) e (tipo B Latch) e o terceiro que usa os cintos do veículo (tipo C):

maneiras_de_fixar_cadeirinhas

Nesses 3 exemplos, a cadeirinha possui cintos próprios de 5 pontos para a retenção da criança. Cintos de 5 pontos são aqueles que se fixam nos ombros, quadris e entre as pernas.

Engate dos sistema Isofix: 

engate_isofix

z15_esquema_de_montagem_isofixEngate do sistema Latch que prende embaixo no mesmo local onde se prende o Isofix no carro.

carseat_spanish

Assista logo abaixo no link o vídeo demonstrativo que explica as diferenças dos assentos para carro de bebês e crianças e ainda como funciona o sistema Isofix.

CLIQUE AQUI

Pesquisa

Em 25 de novembro deste ano, o jornal O Globo publicou uma reportagem falando sobre um teste realizado com 10 tipos de cadeirinhas usadas no Brasil.

Vejam só os resultados:

teste-cadeirinhas

A avaliação, feita em conjunto com a Fundação Gonzalo Rodrigues, do Uruguai, foi feita em laboratório credenciado nos Estados Unidos, com simulações de impacto frontal a 64 km/h e lateral, de 28 km/h em veículos com estrutura semelhante ao de um VW Golf. Os testes analisaram elementos como impactos frontal e lateral, segurança total do equipamento, instruções de uso, instalação e conversão da cadeirinha, colocação da criança e facilidade de uso. Nas avaliações, a Proteste utilizou o critério do Global NCAP, que classifica os resultados em uma escala de zero a cinco estrelas.

FABRICANTES E INMETRO SE POSICIONAM SOBRE OS TESTES

O Inmetro esclarece que segue as melhores práticas internacionais e monitora, junto às autoridades regulamentadoras estrangeiras, as propostas de evolução da segurança das cadeirinhas infantis e constantemente aprimora as regras para certificação do produto, adaptadas à realidade brasileira. O instituto regulamentou este ano mais uma alternativa de dispositivo de retenção infantil com a adoção do sistema de fixação Isofix, a fim de ampliar a segurança no transporte infantil. Quanto à inclusão do teste de colisão lateral nas análises para certificar cadeirinhas, trata-se de objeto de estudo do Inmetro que não envolve apenas o instituto, mas também, os órgãos regulamentadores de trânsito e a indústria automotiva.

A Artsana Brasil Lltda, responsável pela distribuição da marca Chicco, disse não ter recebido os resultados oficiais do teste, ignorando, dessa forma, os procedimentos ou protocolos adotados. Os mesmos modelos analisados pelo Proteste foram submetidos a testes dinâmicos baseados nos mais rigorosos testes europeus e protocolos da EuroNCap (utilizando o VW Golf Serie VI). A Eletta foi testada pela Internacional Consumer Test (ICRT) em 2011 e obteve 2 estrelas e o Xpace obteve 3 estrelas também pelo ICRT em 2012.

Segundo a empresa, todas as cadeirinhas para auto da Chicco, marca há mais de 50 anos no mercado, são certificadas de acordo com regulamentação brasileira, sendo que as mesmas para tal são submetidas a rigorosos testes em laboratórios, acreditados pelo Inmetro. As mesmas também são fabricadas e atendem aos rigorosos parâmetros europeus de segurança

A Team Tex Brasil informou que não se pronunciará, uma vez que não recebeu os relatórios completos dos ensaios realizados no modelo Cosmo SP marca comercial Ferrari. Procuradas, Dorel do Brasil, Galzerano e Baby Style disseram que também não vão se pronunciar. A Lenox informa que a aguarda o laudo da Proteste para uma avaliação completa dos resultados.

A Burigotto, empresa do Grupo Peg-Pérego, ressalta que todas as cadeiras para automóveis de seu portfólio atendem a todas exigências do Inmetro e da ABNT NBR 14400, equivalente a ECE 44, seguida por países da Europa, além do Japão e Austrália e é, inclusive, recomendada pela ONU. Além disso, a Burigotto, com 60 anos no mercado, foi a primeira empresa do Brasil a obter autorização para uso da identificação de conformidade.

Fonte: Jornal O Globo

Bem mamães, espero que eu possa ter ajudado um pouco todas vcs nessa decisão de compra tão importante.

Qualquer dúvida, estou por aqui. Deixem suas dúvidas e comentários logo abaixo.

XX,

Monique Leite

Escrito por

Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense, trabalhou durante anos como Mídia Online em Agências de Publicidade e lá respirava internet. Se especializou no Google Analytics, Google Adwords e um belo dia resolveu mudar. Hoje é aspirante a Fotógrafa, blogueira nas horas vagas, mamãe dos gêmeos Edu e Théo e que vive a maternidade em tempo integral. É louca por moda, viagens, makeup e tudo que conspira a favor do universo feminino.

18 comentários em “Cadeirinhas e Bebês Conforto… Qual comprar?

    1. Olá Iasmine,
      Comprei as cadeirinhas da Chicco modelo Xpace Liquorice que tem o sistema de engate Isofix. Eu gosto bastante e acho que fica super justinha no banco. Tenho fotos da cadeira no meu Instagram. Vc já deu uma olhadinha lá? Beijos

      1. Oii!
        Também tenho geminhos (um moreninho e outro lorinho dos olhos azuis =D).
        Pesquisei e me interessei pela xpace race… Sabe qual diferença entre ela e a xpace liquorice? Beijos

    1. Olá Andressa, boa pergunta. Os veículos saem de fábrica com os terminais de engate que tanto servem para o sistema Isofix como o Latch, pois dimensionalmente os terminais de engate se equivalem. Porém deve-se levar em conta que os testes de segurança foram feitos de acordo com os engates certos e seus respectivos sistemas. Um beijo

  1. Na verdade gostaria de corrigir a pergunta anterior. O que eu gostaria na verdade é saber onde posso comprar um adaptador para esses terminais de ancoragem, uma vez que meu carro é sistema isofix

  2. Boa Tarde!!

    Gostei muito do seu blog, gostaria de saber onde posso comprar uma cadeirinha com sistema isofix aqui no brasil, moro no Rio de Janeiro e não estou encontrando.

    Obrigada!!

    1. Olá Jacqueline. Infelizmente vc ainda não irá encontrar no Brasil mas acredito que em breve. Vc conhece alguém que vá viajar? Vc poderia pedir para trazer. Seu carro tem sistema Isofix? Pq vc só pode comprar uma cadeirinha com esse sistema se seu carro tiver.
      bjs

  3. Olá flor, Boa Tarde! Sou do Rio de janeiro e tenho uma bebê que acaba de completar 1 aninho e tenho um carro Gol Volkswagen. Gostaria de saber, qual a marca e o modelo que posso comprar para minha bebe. Adorei o seu blog.

  4. Boa tarde, minha princesa vai nascer em outubro e minha dúvida é se essas cadeirinhas reversíveis de 0 a 18 ou de 0 a 25 kg são indicadas para um recém nascido. São realmente seguras?

    1. Olá Maria, recomendo vc usar o bebê conforto para recém nascidos. Depois quando crescerem um pouquinho, vc compra uma cadeirinha. Acho mais seguro , além de que vc nem precisa tirar sua princesa do bebê conforto. Basta apenas retirar e encaixar no carrinho 😉😘

  5. Boa tarde, antes de mais os parabéns pelo seu blog

    Meu filho vai nasce no final de Julho deste ano, e estou procurando um carrinho e bebe conforto que tenham o sistema Isofix ( o meu carro já vem preparado para este sistema).

    Vi o carrinho da bebe confort high trek que gostei bastante, contudo o bebe conforto (streety.fix) e respectiva base (streety base) não possuem este sistema. Estava pensando pedir a um familiar que me traga o bebe conforto da mesma marca que tem este sistema (family fix), contudo não sei se encaixa neste carrinho. Pode me ajudar?

    Gostaria ainda saber se sabe algum bebe conforto que se venda aqui no Brasil que já venha com sistema Isofix

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s