Utensílios essenciais para enxoval do bebê

Olá futuras mamães,

Tenho recebido muitos pedidos de gravidinhas que estão com muitas dúvidas em relação ao enxoval do primeiro filho. Realmente quando ficamos grávidas surgem muitas questões e eu mesma me vi perdida assim que engravidei dos meus geminhos. É um mundo muito novo, muitas novidades para uma pessoa só, né?

Foi pensando justamente nessa dificuldade que resolvi preparar esse post e contar para vcs o que comprei no enxoval deles e relembrar esse meu dia de mãe de primeira viagem nos EUA. Sim, eu fiz meu enxoval fora e contratei um serviço de Personal Shopper da Priscila Goldenberg. Foi o dinheiro mais bem gasto pra mim pq pude comprar tudo em 2 dias e ter todos os outros para curtir a viagem e descansar. Mas o objetivo hoje aqui não é falar do serviço e sim do que comprei, usei, uso até hoje e recomendo.

Não vou me prender a lista de roupinhas mas sim dos utensílios básicos de cozinha, higiene e bem estar. Falar de roupinhas é bem complexo pq envolve não só o sexo como tb o mês que seu bebê vai nascer. Isso implica na estação do ano tb, vc já pensou nisso? Acho muito válido que seja criada uma planilha com os meses do ano e estações para que as mamães saibam exatamente o que seu filho vai precisar mais. Exemplo: Se seu filho vai nascer em julho, ou seja, inverno no Brasil, vc precisa ter em mente que macacões, calças estilo mijão, meias, casaquinhos, luvas, gorros são fundamentais para quando ele nascer. Então não adianta peças mais frescas para RN ou 0 a 3 meses pq não terão muita utilidade.
Essa foi só uma dica rápida ok? Se alguém quiser saber mais pode me perguntar que terei o prazer em responder. Mas vamos voltar ao assunto inicial?

Então, vamos por partes:

1- Amamentação:

amamentacao

Toda mulher tem o sonho de poder amamentar seus filhos mas sabemos que nem todas tem facilidade em todo o processo até pq isso não depende apenas da natureza da mulher. Muitas mulheres têm partos prematuros e os bebês precisam ficar dias na UTI Neonatal. Esse é um fator que implica diretamente na amamentação exclusiva pq o bebê por ser muito frágil e não ter forças para sugar o leite materno diretamente no peito, precisa tomar o leite através da mamadeira. Com o tempo o bebê pode rejeitar o peito pelo fato de se alimentar de forma mais fácil. Outros fatores tb implicam em não amamentar mas acho que a mulher deve se programar para a amamentação e assim pensar em tudo o que pode facilitar esse momento único entre mãe e filho.

1.1- Sutiãs de amamentação: Opte sempre por modelos mais prático e compre vários pq provavelmente vc se sujará de leite e terá que trocar. Cheiro de leite azedo não é nada legal, principalmente quando os maridos chegam do trabalho, rsrs.

sutia_amamentacao_gd10

1.2- Cremes para bico do peito: Acredito que vale muito a pena investir em cremes para quando o bico do peito rachar. Gostei muito da marca Lansinoh com Lanolina. Me salvou muitas vezes. A cicatrização era mais rápida e aliviava bastante o bico machucado para as próximas mamadas.

Lansinoh-Pomada-de-Lanolina-HPA-40g-Lansinoh-6158-59524-1

1.3- Bomba de tirar leite: Algumas maternidades emprestam ou alugam para as  mães mas eu gostei muito da minha maquininha. Me ajudou muito nas ordenhas rsrsr! Não acho que seja essencial mas vale a pena se vc tiver um dinheiro extra. Amamentei até os 3 meses pq tive que entrar com complemento. Eu não produzia muito leite e meus filhos tinham muita fome. Meu leite cada vez ficava mais escasso e um dia ele secou mesmo com estimulação. Conseguia retirar o leite pela minha maquininha automática da Avent Phillips e não sei dizer sobre a manuais. Outras mães me disseram que a manual faz a gente perder muito tempo e a quantidade de leite que se tira não compensa.

avent_comfort_double_eletric_02_babyben

1.4- Mamadeiras: Escolha uma boa marca de mamadeira pq apesar da gente achar que é besteira, que quanlquer mamadeira resolve, te digo que não é bem assim. Dê preferência às mamadeiras que possuam o sistema anti-cólica. Eu comprei a Avent da Phillips que tem esse sistema e meus filhos nunca sofreram com cólicas. Não sei se foi a mamadeira mas acho que deve influenciar em alguma coisa sim. As mamadeiras da Avent da Phillips vem com anéis evitando que entre ar dentro da mamadeira. Uso até hoje com meus meninos e adoro. Existem vários bicos de acordo com a idade do seu filho possibilitando uma saída melhor de leite quando. Os bicos também são muito importantes viu? Alguns se assemelham ao bico do peito e assim evita que o bebê queira largar o peito e estranhe na hora da mamada.

Avent Natural Starter Set

1.5- Dispenser para fórmula: Nunca pensei que um dispenser fosse facilitar demais a minha vida… rs. O que acontece com mães que oferecem fórmulas aos seus filhos é que precisamos sair de casa com um bolsa enorme de mamadeiras e aí vem a questão: E o leite? Levo a lata de leite toda para a rua? Na Na Ni Na Não. Leve o dispenser com as medidas certas de leite e as quantidades que provavelmente seu filho irá tomar e pronto. Na hora que chorarem é só abrir a mamadeira e virar o dispenser. Prático e ninguém carrega mais peso.

c26-B0006BAJIG-2-lEsse aí tem 3 compartimentos, ou seja, dá para 3 mamadeiras.

1.6- Esterilizadores de mamadeiras: Também comprei o esterilizador de mamadeiras da marca Avent da Phillips e uso até hoje. Ele é grande e cabe bastante mamadeiras, chupetas, colheres etc. Ele esteriliza pelo microondas e demora 3 minutos para estar tudo pronto para usar. AMOOO!

Esterilizador-de-Mamadeiras-Avent

1.7- Esterilizadores portáteis: Tb são é essenciais mais acho que faz diferença. Comprei várias caixinhas da marca Munchkin. Dentro das caixinhas vem alguns saquinhos que vc enche de água, coloca o que vc quer esterilizar, fecha e coloca 90 segundos em qualquer microondas quando estiver no shopping, na casa de amigos. Super eficiente para esterilizar aquela chupetinha que vive caindo no chão.
Assistam o vídeo que fiz no You Tube para saber como funciona o saquinho esterilizador… 🙂

2- Para os bebês

2.1- Chupetas: Muitas mães são contra chupetas e se vc é uma delas, esqueça esse item. Eu como sou a favor e dou para os meus filhos, acho importante falar dessa querida por uns e odiada por outros. As chupetas para mim sempre foram calmantes para os meninos. E hoje com 1 ano e 5 meses já começo a deixar a chupeta cada vez mais longe deles. Tento dar apenas quando vão dormir. Odontopediatras dizem que as chupetam só começam a atrapalhar a dentição a partir de 2 anos e meio, então ainda tenho tempo para ir tirando aos poucos. Se vc é adepta, compre algumas para ver como vai ser com o seu bebê. Alguns não pegam chupeta. Ah, dê preferências as chupetas que vêm com esses protetores, essas tampinhas. Assim vc pode jogar na bolsa sem medo de sujar. 😉

kit-avent-chupeta

2.2- Pomadas anti-assaduras: Indico sempreee a Desitin. É uma pomada importada e que hoje em dia já está a venda aqui no Brasil em algumas farmácias. Nunca tive problemas com assaduras e recomendo tanto a azul quanto a roxa. A roxa é para quando o bebê está começando a ficar vermelho, ou seja, ela trata e a azul para prevenir. Existe em pote e tubo. Dê preferência ao pote para usar em casa pq o rendimento é bem melhor e o tubo para carregar na bolsa do bebê por ser mais leve.

Desitin-01-1024x1024

2.3- Baby Cooking: Quando comprei a minha nem sabia do que se tratava mas segui as orientações da minha personal shopper. Digo com toda a certeza e empolgação do mundo que foi muito útil e ainda é. Quando os bebês começam na introdução alimentar e os médicos liberam as papinhas, a Baby Cooking entra para facilitar a vida das mães. Isso pq é uma maquininha que cozinha no vapor, mantém todos os nutrientes dos alimentos e se quiser ainda tritura os alimentos no final. Tudo num só lugar. Sei que muitas mães são adeptas dos pedaços nas papinhas, mas vc pode regular a intensidade da trituração e dar apenas uma batidinha. Ou então se preferir, apenas amasse os legumes cozidos e macios com o garfo ou passe na peneira. Isso aí é com cada mamãe né? A primeira maquininha que comprei foi da marca Beabá. Aqui no Brasil não vende mas existe uma novidade que é a Baby Cooking da marca Vizio. Ela vende em várias lojas e tem um preço bem bacana, em torno de R$ 400,00. Uma amiga disse já ter visto por R$339,00. Eu já experimentei, inclusive tenho uma novinha e hoje em dia faço purês, sobremesas de frutas e muitas outras coisinhas para os meninos que agora já comem comidinha mesmo. Muito bom e super indico. Além de facilitar a nossa vida, ainda podemos levar nas viagens e fazer comidinhas saudáveis e nutritivas para os nossos pequenos sem transtorno.

mini-processador-de-alimentos-vizio-baby-cooking-photo30172381-12-20-c

2.4- Aspirador nasal: Acho útil demais para os pequenos. Crianças, não importa a idade, sofrem muito com corizas. Para os bebês são um sofrimento enorme pq dificulta muita a respiração que já é bem frágil né? A primeira vez que usei o meu aparelho foi com o Théo. A noite foi bem difícil pq é preciso ter toda uma psicologia para fazer eles deixarem a gente colocar o aspirador no narizinho deles. Mas eu consegui e tirei muita coriza. O que comprei é elétrico e é da marca Ubimed. O nome é Clearnoz. Mas as mamães podem comprar de outra marca tb.

1__09268_zoom

2.5- Termômetro de testa: Todo bebê fica doente e pensando nisso comprei um termômetro de testa que me ajudou muito a medir a temperatura dos meus bebês. Comprei o meu fora, mas existe à venda aqui no Brasil. Bebês não ficam quietos com os bracinhos presos e o termômetro de testa facilita demais pq basta apenas colocar alguns segundos sobre a testa do bebê e pronto.

1__25025_zoom

2.6- Mordedores em gel: Sabe quando começam a nascer os dentinhos e os bebês ficam nervosos? Comprei alguns mordedores em gel e colocava dentro da geladeira. Eles ficam geladinhos e aliviam bastante as gengivinhas. Uma dica: Não pode colocar os mordedores dentro do microondas para esterilizar pq geralmente eles furam com calor. 😉

mordedor_gel_pe_verde_1

2.7- Babador com coletor de comida: Babadores de pano todo mundo tá careca de conhecer, porém existem alguns modelos de silicone com coletor de comida que evita de levarmos toda hora os babadores de pano e ainda por cima não deixa fazer aquela sujeirada no chão na hora do papá. Aqui em casa quando coloco os meninos para chupar laranja, o caldinho do suco fica retido dentro do coletor. Legal né? Usei essa marca com meus filhotes… Baby Bjorn. Lindo meu Edu papando né?

DSC_7276

3- Para as mamães

3.1- Babá eletrônica: Essencial para controlar o sono do seu filho durante todo o dia. A babá eletrônica é importante pq te avisa quando seu bebê acorda, chora e vc o monitora do seu quarto ou de qualquer lugar da casa. Uma dica: Se vc mora em casa ou apartamento grande, escolha uma babá eletrônica que tenha um alcance maior pq comigo não funcionou muito bem. Hoje em dia uso uma câmera bem mais potente,  pq na época não soube escolher um modelo que tivesse longo alcance.

14115_37

3.2- Trocador portátil: Alguns bolsões de bebês, as chamadas Diaper Bags vêm com trocadores portáteis mas se a sua não vem, providencie um. É muito bom ter sempre dentro da bolsa pq não sabemos onde teremos que trocar a fralda dos nossos filhos. É muito chato estarmos na casa de alguém, precisarmos trocar a fraldinha de caquinha e sujar a cama, o sofá ou qualquer outro lugar que seja o apoio para a troca. Com o trocador vc evita que isso aconteça. Isso tb serve como uma forma de não colocar seu bebê sobre qualquer superfície. Lembre-se que é fundamental cuidar muito bem do seu bebê contra micoses.

99073fbd9c765abac43b4aa6eb7fa989

4- Para o quarto

4.1- Protetores de colchão: Além de tudo que um quartinho deve ter como berço, cômoda, cortina, cadeira de amamentação e muitos outros, acho que um item que não pode faltar mas que muitas mães esquecem de comprar são os protetores de colchão. Aqui funciona até hoje. Comprei 2 pares de protetores pq tenho dois bebês mas quem tem 1 bebê pode comprar 1 par. Se um sujar, vc terá outro para colocar no lugar. Os protetores servem para que o xixi do seu bebê não molhe o colchão. Todas nós sabemos que as fraldas vazam e não dá para ficarmos com o colchão molhado né? Acho essencial! 😉 Dê preferência aos impermeáveis.

99137

Bem, acho que coloquei tudo aqui. Se lembrar de mais alguma coisa coloco no comentário ok?

Dúvidas, só deixar recadinho aqui embaixo tá? Responderei assim que puder.

Espero poder ajudar a muitas mamães.

XX,

Monique Leite

Escrito por

Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense, trabalhou durante anos como Mídia Online em Agências de Publicidade e lá respirava internet. Se especializou no Google Analytics, Google Adwords e um belo dia resolveu mudar. Hoje é aspirante a Fotógrafa, blogueira nas horas vagas, mamãe dos gêmeos Edu e Théo e que vive a maternidade em tempo integral. É louca por moda, viagens, makeup e tudo que conspira a favor do universo feminino.

7 comentários em “Utensílios essenciais para enxoval do bebê

  1. Oi Nique, tudo bem?

    Adorei as dicas para o enxoval, mas meus bebês ja estão com 5meses e o que queria te perguntar é qual a marca de babá eletrônica que vc indicaria hoje, porque as que comprei tbm não funcionam… preciso de uma com duas cameras para cada bercinho. Também qual foi a marca do protetor de colchão que pode indicar?
    Desde já agradeço
    Karen

    1. Olá Karen,
      A câmera que comprei é da marca FosBaby. Ela não é uma babá eletrônica pq essa vc conecta no computador e pode assistir seu filho mesmo se vc sair de casa. Vc instala um programa no seu Iphone, por exemplo, e da rua vc consegue vê-lo basta ter conexão. Ela pega através de wifi ou 3g/4g do iphone. A babá eletrônica, vc não precisa estar conectada a um computador. Estou gostando muito e vc pode ter quantas câmeras quiser. Recomendo! Pesquise sobre essa marca. bjs

    1. Olá, acho que qualquer dieta durante a lactação pode ser prejudicial para a produção de leite mas isso depende da dieta. Só quem pode dizer isso com total propriedade é um médico que irá avaliar o objetivo e a saúde de quem deseja emagrecer. 😘

  2. Olá Nique! Vou ser papai em breve, e estou a pesquisar por Babas Eletrônicas. E me interessei bastante pela FosBaby, pela questão se você poder ver o bebê onde estiver, pelo celular. Mas queria uma opnião sua… Ela realmente vale a pena? E atende todas as necessidades dos pais? Ahh, e uma dúvida bem pertinente: Ela transmite audio também? Não é só imagem não néh!? Obrigado =)

    1. Olá André. Primeiramente, Parabéns! 🙂 Bem, sobre a Fos Baby, nós aqui em casa gostamos bastante. Colocamos no canto do teto de forma que era possível ver o quarto todo. E vc ainda consegue dar zoom para ver seu bebê no berço, por exemplo. Ah e transmite áudio sim, inclusive vc pode falar e quem estiver no quarto irá escutar. Uma vez saí para jantar com meu marido e minha mãe ficou aqui com meus filhos. Da rua, via wifi eu falei com ela. Vc tb consegue visualizar no escuro. Eu acho que vale a pena, mais do que comprar babás eletrônicas. A minha primeira não pegava no meu quarto e foi uma compra frustrada. Bem, espero ter te ajudado. Monique

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s