Camuflagem para o Melasma

Camuflagem para o Melasma

Apesar de saber a importância do tratamento adequado do melasma, não posso negar o papel fundamental da camuflagem, tanto na melhora da auto-estima como também na proteção secundária. Ao maquiar, fazemos uma camada na pele de bloqueio físico contra várias formas de radiação que nos deparamos ao longo do dia. Muitos casos de melasma epidérmico (mais superficial) clareiam totalmente, outros mais profundos podem ficar com uma mancha residual. Sem contar os períodos de piora naquelas férias em que você acaba se expondo mais ao sol. Por estes e outros motivos, incentivo muito a camuflagem sim, e vou dar algumas dicas de técnica e produtos para uma cobertura perfeita do seu melasma.

1. Preparo da pele Antes de aplicar a base, não esqueça de limpar bem a sua pele com o produto indicado por seu dermatologista. Depois aplique um primer para fechar bem os poros e preparar a sua pele para receber a make.

Dicas de primers: Normaderme Total Mat Vichy e Effaclar Mat La Roche Posay – pele muito oleosa.

1 2

Pore Refining solutions instant perfectorClinique e The Porefessional Benefit – pele normal a seca.

4

 3

Smashbox Photofinish Luminizer Primer e Make Up For Ever HD primer – para quem quer um primer com uma leve tonalidade. Pode ser usado isolado ou sob a base, vai depender da intensidade da sua mancha.

5unnamed-17

 

 

2. Bloqueador solar de alta proteção Essa etapa recomendo para a maquiagem durante o dia. No meu dia-a-dia, uma dúvida é frequente ao escolher o filtro solar diário: “devo usar protetor com cor ou sem cor”? Depende de você, da sua preferência. Quem gosta de fazer uma maquiagem completa, pode aplicar antes um filtro solar sem cor. Quem tem menos paciência para a maquiagem, recomendo já aplicar um filtro solar com FPS alto (50 ou +) com cor de base. No post 2 (link do post 2), você encontra dicas de filtros com e sem cor. Vou falar hoje de uma outra opção de filtro com cor, as bases compactas, aquelas que vem num estojinho com esponja. Ideal para quem não quer muitas camadas durante a maquiagem, são práticas e para muitos casos, já cobrem bem a mancha.

Bases compactas:

Heliocare compacto 50
Avene Compacto 50
Normalize FT compacto 50
Filtro Solar Duo Cake 50 ADCOS
Fotoprotector ISDIN compact 40

7 8

910

11

A maneira como vai camuflar vai depender de você, não existe uma formula ideal, deixo aqui apenas sugestões para todos os gostos. Vamos agora para a maquiagem propriamente dita, com opções de base, corretor (ou corretivo) e pó compacto. Alguns desses produtos eu já conheço, outros eu busquei relatos de pessoas que utilizaram e aprovaram.

3. Aplicar uma base adequada Quem vem primeiro? A base ou o corretor? Mais uma vez depende do seu gosto. Acho que a base primeiro e o corretor em seguida sobre a mancha fica melhor. Aconselho fazer um teste com as duas formas e decida você mesmo como prefere! 😉 Use sempre um pincel adequado, de preferência macio para espalhar a base de maneira uniforme sobre a sua pele, deixando a maquiagem mais natural. A escolha da base deve ser feita de acordo com seu tipo de pele (oleosa, normal, mista ou seca) e também com o tipo de mancha, pois se ela for muito marcada precisará de uma base de alta cobertura. Se ela for suave ou estiver controlada, pode pegar mais leve na escolha da base, principalmente se sua pele for muito oleosa.

Bases de alta cobertura : Cover Cream Dermablend Professional FPS 30, com 21 tonalidades.

12

unnamed-1 unnamed-19

DermaFinish Corrective Fluid Foundation FPS 30 da Vichy, com 4 tonalidades.

unnamed-2unnamed-20

 

 

 

 

 

 

 

Bases de média cobertura: Smooth Indulgence Foundation Dermablend Professional, com 10 tonalidades.

unnamed-3 unnamed-22

 

 

 

 

Intense Powder Camo Dermablend Professional, com 15 tonalidades. Essa apresentação do Dermablend é uma base compacta, com textura mais seca. Apesar de eu não ter melasma, está na minha “wish list”para testar! Depois conto para vocês o que achei.Intense Powder Camo Dermablend Professional, com 15 tonalidades. Essa apresentação do Dermablend é uma base compacta, com textura mais seca. Apesar de eu não ter melasma, está na minha “wish list”para testar! Depois conto para vocês o que achei.

unnamed-23 unnamed-4

Teint Idole Ultra 24h Lancôme FPS 15, com 28 tonalidades.

unnamed-5 unnamed-6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Stay-Matte oil free Make Up Clinique, com 8 tonalidades. Para pele muito oleosas, prefira a Anti-Blemish Solutions Liquid, com 9 tonalidades.

unnamed-24

unnamed-7

unnamed-25

unnamed-8

4. Aplicar um corretor sobre a mancha Como disse anteriormente, se o seu melasma estiver muito escuro, você pode aplicar base + corretor (ou corretivo). Para quem estiver na fase controlada, a base sozinha pode camuflar bem. No que se refere ao corretor, a principal dica é optar por produtos de alta cobertura e fixação, porque você consegue esconder mais usando menos. Outra dica é a de depositar o produto sobre a mancha de forma concentrada, sem esfregar demais, senão você remove mais que esconde. Experimente dar batidinhas com os dedos ao invés de espalhar o produto com pincel ou esponja.

Corretores:

  • Cover Cream Dermablend Professional Sim, ele está lá na lista de bases, mas quem tem um melasma pequeno e não quer usar a base de alta cobertura em todo rosto, pode usá-la somente sobre a mancha.
  • Bobbi Brown Corrector
  • Full Cover Make Up For Ever
  • Dermacolor Camouflage cream Kryolan

12

bobbi
unnamed-10unnamed-11unnamed-12

Opções em stick (bastão): Alguns são vendidos como corretivos para olheiras mas também serve para cobrir um melasma pequeno.

  • Dermablend Professional Quick-Fix concealer
  • DermaFinish Corrective Foundation Stick Vichy
  • Bloqueador solar ADCOS
  • Corretivo Cover&Block Dermage

unnamed-14 unnamed-26 unnamed-27

unnamed-28

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pó compacto para finalizar: Os pós minerais são mais finos e por isso aderem bem a pele. Use sempre um pó da cor da sua pele ou no máximo um tomacima. A finalidade do pó compacto é unificar todas as camadas anteriores e tirar um pouco do brilho da base, deixando a maquiagem mais natural. Os três que mais gosto são:

Pó compacto Clinique (Clinque Stay-Matte Pressed Powder)

unnamed-29

unnamed-15

Pó compacto Shisedo (Shisedo UV Protective Compact Foundation)

unnamed-30 unnamed-31

Pó compacto MAC (MAC Studio Fix Powder plus Foundation)

unnamed-33 unnamed-34

Fico por aqui com essas dicas de ouro para uma camuflagem completíssima. Espero que tenham gostado de todas as orientações, desde o esclarecimento sobre a patologia, passando pelas opções de tratamento e, por último, mas não menos importante, as formas de camuflagem para todos os gostos! Agora é com vocês! Beijos carinhosos de quem faz seu trabalho com o coração,

Bianca Venturini 😉

Escrito por

Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense, trabalhou durante anos como Mídia Online em Agências de Publicidade e lá respirava internet. Se especializou no Google Analytics, Google Adwords e um belo dia resolveu mudar. Hoje é aspirante a Fotógrafa, blogueira nas horas vagas, mamãe dos gêmeos Edu e Théo e que vive a maternidade em tempo integral. É louca por moda, viagens, makeup e tudo que conspira a favor do universo feminino.

3 thoughts on “Camuflagem para o Melasma

  1. Estou na luta desde 2011….
    E já perdi as contas de quantas vezes cheguei no consultório da minha dermato chorando porque olha …. é um balde de água fria pra nossa autoestima…. Se você tem um evento (casamento ou formatura) para ir, se não passar um Dermoblend ou Kryolan para disfarçar, as benditas das manchas aparecem nas fotos mais do que você…. Como eu queria voltar a época em que passar apenas um pó no rosto era o suficiente… Mas tô na luta! Já são 4 anos! Pretendo não desistir.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s