Batizado Edu e Théo

Manhês,

Hoje estava olhando o meu blog e fazendo alguns ajustes quando percebi que nem contei para vcs os detalhes do Batismo do Eduardo e Théo. E esse é um assunto tão importante que nem sei como papei essa mosca. Mas como nada está perdido, resolvi criar um post bem detalhado da cerimônia religiosa, almoço, fornecedores e a decoração. Eu só falei sobre o meu look e o look dos meninos mas acho fundamental explicar como podemos batizar nossos filhos e seguir alguns preceitos que a Igreja impõe para o batismo. Bem, eu acho que o batismo é um dos momentos mais importantes na vida de uma criança pq é o momento que ela se torna filho/filha de Deus. Separei alguns assuntos para ajudar as mamães a entender como tudo funciona.

Vamos primeiro começar pelo Batismo de Eduardo e Théo?

Para o convite queria algo bem delicado, com um toque de renda e cores pastéis. A minha escolhida foi o pérola. Ficou do jeito que eu queria e com a frase que eu pedi.

unnamed-4

unnamed-1

Os convites foram deito pelo Atelier Tati Sabino

https://www.facebook.com/ateliertatisabino

E a Igreja? Bem, eu escolhi a Igreja Santa Ignez, localizada na Gávea no Rio de Janeiro. Ela é uma Igreja bem tradicional e queridinha dos cariocas, pequena e aconhegante. É climatizada e bem intimista, do jeito que eu planejei. Queria um local assim para que eu pudesse reunir apenas os meus convidados, já que os batizados lá são individuais. Ao lado de fora temos belos jardins o que torna o lugar ainda mais gostoso. Foi tudo perfeito para um belo dia de sol e muitos que não conheciam ficaram encantados. Localização top, no centro da zona sul do Rio e acesso perfeito.

Vejam só que linda a fachada…

Convidados na porta!!!

MRP_6722

Por dentro…santaignez

Mamãe e Théo… ❤

batizado2 Papai e Eduardo que prestava atenção em tudo o que o Padre falava… ❤batizado3 batizado4

Após a cerimônia, recebemos os amigos para um almoço no Terraço do Hotel Windsor Barra da Tijuca. Escolhemos o Hotel por ser referência de lugar e buffet maravilhoso, além da vista panorâmica para a praia da Barra. Vejam só:

unnamed-3

 1553376_10200716620117898_461374791_o

Meu look todo Animale…1939406_10200716642798465_1018718295_oMesa do bolo com decoração feita pela querida Rafaela Colonese.
Facebook:
https://www.facebook.com/rafaela.colonese?fref=ts

Foi ela que tb fez o chá de bebê dos meninos com tema de passarinhos e ficou lindo demais!!!! Todos os objetos são pratarias. Fiz questão de fazer algo bem tradicional e sem tema. os anjinhos deram só um toque.batizado6Destaque para o bolo dos meus geminhos… ❤ ❤batizado8
batizado1 Mesa dos convidados com a vista mais linda da Barra da Tijuca. O dia estava lindo, de muito sol e céu azul. Dia abençoado!!!batizado7

MRP_6874 Doces do Buffet…MRP_6880 MRP_6881

MRP_6879 MRP_6883 MRP_6886 MRP_6891

Para dar de lembrança aos convidados que estiveram presentes escolhi os famosos Escapulários banhados a ouro 18k. Acho que é um tipo de lembrança que todos gostam e depois do batizado vi muitos convidados com seus escapulários no pescoço. Dizem que escapulários devem ser ganhados, então acho que fiz uma boa escolha né? ;). As lembranças foram desenvolvidas pela Rosangela do Ateliê Bela Época.

Facebook:
https://www.facebook.com/bellaepoca.lembrancinhas?fref=ts

unnamed-2

Foi tudo lindo do jeito que sempre imaginei!

Ah, as fotos foram feitas pelo meu fotógrafo de sempre Marcos Rocha. Se quiserem conhecer o trabalho dele, sigam-o no Instagram @marcosrochafoto.
E Facebook:
https://www.facebook.com/marcos.rocha.1088?fref=ts

Vamos falar agora sobre tudo o que envolve um batizado? Acho que essa parte vai ajudar muitas mamães.

A importância dos padrinhos

1. Qual as funções e o papel atribuídos ao padrinho e à madrinha durante o batizado?

Na celebração do batismo, o padrinho e a madrinha se comprometem a acompanhar a criança em seu crescimento na vida cristã. “Podemos traduzir as palavras padrinho e madrinha ‘como pais na fé´”, explica padre Antonio Aparecido Pereira, pároco da Igreja Nossa Senhora das Dores, no bairro da Casa Verde, em São Paulo, e vigário episcopal para as comunicações da Arquidiocese de São Paulo. Padre Antonio, mais conhecido como padre Cido, explica que, no início da cerimônia de batismo, o padre exige dos pais o compromisso de educar o filho ou a filha na fé. E do padrinho e da madrinha exige o compromisso de ajudar o afilhado, com a palavra e com o exemplo, a viver sua vida cristã.

2. O que os padrinhos representam e qual a sua responsabilidade na vida da criança?

Representam o exemplo a ser seguido na fé cristã. Cabe aos padrinhos, tanto quanto possível, acompanhar o afilhado na iniciação cristã, juntamente com os pais. Segundo padre Cido, como os padrinhos têm a responsabilidade de ajudar os pais a educar os filhos na fé, a Igreja adverte aos pais que sejam criteriosos na escolha. “Eles não devem fazer dessa opção uma homenagem a amigos ou, pior, uma forma de visar algum benefício para os filhos ou se deixarem explorar politicamente, fato comum no coronelismo do Nordeste brasileiro.”

3. Quais documentos são necessários para se tornar padrinho?

Apenas o comprovante dos encontros preparatórios, como são chamados, agora, os cursinhos de batismo.

4. Os padrinhos precisam ter sido batizados?

Sim. Devem ser católicos, fiéis aos preceitos da Igreja e terem 16 anos completos ou maturidade suficiente para assumir tal responsabilidade.

5. Pessoas divorciadas podem se tornar madrinhas?

O Diretório do Sacramento na Arquidiocese de São Paulo não toca no assunto. Mas, como cada padre tem liberdade para determinar algumas regras para a cerimônia do batismo, podem existir paróquias pelo Brasil que exigem dos padrinhos o comprovante de casamento na Igreja. Os pais do batizando deve conversar com o padre e perguntar sobre as exigências para a realização do sacramento.

6. Pessoas vinculadas a outras religiões podem ser padrinhos?

Não. Mas podem servir de testemunha cristã do batizando. Caso um dos pais não seja católico, a criança pode ser batizada, desde que a parte não católica assine um documento autorizando o filho a receber o sacramento. “Aqueles que solicitam têm o direito de ser batizados. Todo padre é proibido pela Igreja de se recusar a dar o sacramento do batismo. Ele pode adiar a celebração se perceber que os pais necessitam refletir um pouco mais sobre a decisão de batizar filho”, explica o padre.

7. Os padrinhos devem fazer o curso de batismo ministrado na igreja? Quanto tempo dura o cursinho? Costuma ser agendado para finais de semana? Qual o prazo de validade do certificado desse curso?

Segundo padre Cido, a Igreja está pedindo às comunidades que não se fale mais em curso de batismo, mas em encontros preparatórios. Ele explica que, caso os padrinhos já tenham participado de um encontro preparatório, que conversem com o padre e peçam para ser dispensados. “Entretanto, a participação é um gesto de carinho com o futuro afilhado ou afilhada e os futuros compadres”, acredita o padre. Ele explica que cada paróquia determina a dinâmica dos encontros preparatórios e a validade do certificado. “Na minha paróquia, ele ocorre em uma noite de sábado”, diz Cido.

8. Que idade a criança precisa ter?

Não há limite de idade.

Os detalhes do ritual

Qual o significado do…

…Batismo?

Padre Cido explica que o batismo é o sacramento que torna a pessoa um Filho de Deus, Discípulo de Cristo, Templo do Espírito Santo, Membro da Igreja. “É o primeiro dos sete sacramentos, a porta de entrada para a vida cristã. Não se recebe nenhum outro sacramento sem o batismo”, diz o religioso.

…Da unção da cabeça do bebê, com óleo, pelo padre?

“O padre unge o peito de cada criança que está no colo da madrinha com o óleo dos catecúmenos, pedindo que a força de Cristo penetre na vida dela, como aquele óleo, em seu peito.”

…Da vela que costuma ser carregada pelo padrinho?

“No momento do batizado, a madrinha segura a criança e o padrinho fica ao lado. E, após o ritual, o padrinho entrega simbolicamente uma vela acesa à criança, dizendo: `Recebe a luz de Cristo´. Essa vela grande é o Círio Pascal, que simboliza Cristo, a luz do mundo.”

…Da imersão parcial, em água, na pia batismal?

É a confirmação de que a criança está sendo batizada. Ela é levada pela madrinha à pia batismal, o padre derrama água em sua cabeça e diz: eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

…Da roupa branca?

Ao final da cerimônia, o padre lembra que, pelo batismo, a criança recebeu a vida nova da graça simbolizada naquela veste branca.

Dez dicas para o batizado ser um sucesso

Como todo evento importante, o batizado merece atenção, nos detalhes, para dar certo:

1. Escolha a paróquia de sua preferência e se informe sobre quando são realizados os batizados e com quanta antecedência precisa ser agendado. Isso varia de acordo com o lugar. Não deixe para a última hora! Verifique também se a cerimônia será coletiva ou individual.

2. Confirme quais documentos são necessários – os seus e os da criança. A certidão de nascimento do bebê é obrigatória. Alguns padres pedem a certidão de casamento dos pais no religioso e outros não. Em caso de casamento inter-religioso, a parte não católica deve assinar um documento chamado cautela, autorizando o batizado do filho.

3. Organize a vida dos padrinhos. Eles precisam participar dos encontros preparatórios (cursinhos de batismo) e separar a documentação necessária.

4. Escolha o fotógrafo ou o cinegrafista e combine que imagens você quer para lembrar esse dia tão importante.

5. Batizado é uma festa para a família e os amigos íntimos. Por isso, o convite pode ser informal, feito por e-mail ou telefone. É legal avisar com, pelo menos, 15 dias de antecedência.

6. Escolha a roupa do bebê. Tradicionalmente, ela é oferecida pela madrinha, mas isso não é obrigatório. O modelo deve ser branco (a cor faz parte do ritual) e ter uma abertura frontal, já que o padre precisa ter acesso fácil ao tórax da criança na hora da unção.

7. Chegue à igreja com meia hora de antecedência, no mínimo, e peça que os padrinhos façam o mesmo.

8. As mamadas do bebê devem ser planejadas nesse dia, já que a cerimônia de batismo demora entre 45 e 60 minutos, dependendo do padre e da paróquia.

9. Quer oferecer lembrancinhas aos convidados? Então aguarde até o fim da cerimônia para entregá-las e agradecer a presença na porta da igreja.

10. É simpático oferecer um café da manhã ou um brunch após a cerimônia, já que a maioria dos batismos acontece na parte da manhã.

Bem pessoal, espero que tenham gostado. E se ainda tiverem alguma dúvida, deixem um comentário que responderei assim que possível!!!

XX,

Monique Leite

Escrito por

Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense, trabalhou durante anos como Mídia Online em Agências de Publicidade e lá respirava internet. Se especializou no Google Analytics, Google Adwords e um belo dia resolveu mudar. Hoje é aspirante a Fotógrafa, blogueira nas horas vagas, mamãe dos gêmeos Edu e Théo e que vive a maternidade em tempo integral. É louca por moda, viagens, makeup e tudo que conspira a favor do universo feminino.

4 comentários em “Batizado Edu e Théo

  1. Nique, e qto a consagraçao? nao sei como andam as coisas agora, mas no mesmo dia do batismo ainda se consagra? precisamos escolher padrinhos de consagraçao? bj

    1. Olá Marcelle, tudo bem?
      Então, a Consagração não faz parte do Sacramento do do batismo.Embora seja costume, não se faz necessário padrinho ou madrinha de consagração. Os meninos não tiveram. Desculpe só te responder agora.
      bjs

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s