Manhês, quem já sofreu com essas manchinhas na gravidez e quem ainda está na luta para eliminar?
Então, esse post foi criado para nós entendermos como tudo acontece, como surge e porque.
A Bia, que é consultora de beleza do blog e minha Dermatologista preparou com muito carinho. Ah, ainda temos muito mais. O post está dividido em 3 partes e a continuação desse vem em breve ok?
Espero que gostem!!! 😉
O Melasma é um distúrbio da pigmentação da pele, podendo acometer o rosto e também o corpo, que provoca o aparecimento de manchas irregulares (parecidas com mapas) em tons acastanhados. Em geral ocupam as regiões frontal, supralabial (buço), malar (parte superior das bochechas) e o dorso do nariz. Podem também aparecer nos braços e colo.
Lembrem-se que o melasma nada tem a ver com outras manchinhas da pele que adquirimos com a exposição solar, como por exemplo, as sardas. Como eu disse anteriormente, o melasma é um distúrbio dos melanócitos, ou seja, uma patologia da pele com suas peculiaridades, que vocês vão entender melhor agora. Os pacientes geralmente chegam muito desanimados no consultório, ou porque já trataram e a danada da mancha reapareceu, ou porque já ouviram falar do problema e nunca imaginaram que poderia acontecer com eles. Sim, essa mancha aparece de repente, sem mandar aviso! A verdade é que todos chegam ao consultório com muitas dúvidas. Baseada nelas, vou esclarecer as mais comuns. Vamos lá….
Qual a causa?
As causas do melasma são desconhecidas, mas sabemos que existem fatores que influenciam diretamente no seu desenvolvimento. Adivinhem!! A radiação solar é o fator mais importante! Eu sei que muitos já sabiam disso, mas preciso dar o destaque que ela merece! A exposição solar leva a liberação de radicais livres, substâncias vilãs para vários órgãos, e na pele não seria diferente. Os radicais livres estimulam os melanócitos a produzirem melanina, que se depositam em diferentes camadas da pele, levando ao aparecimento da mancha. Sem contar que ainda ajudam na degeneração das fibras de colágeno e elastina, acelerando o processo de envelhecimento. Depois desses dois motivos básicos, por favor, não esqueçam do filtro solar, nunca mais!!! Isso porque nem citei o aumento do risco de câncer de pele… mas esse é um assunto para outro capítulo. Até o momento sabemos que outros fatores também contribuem para o aumento da incidência das manchas, como a luz visível (aquela transmitida por lâmpadas fluorescentes, luz do computador e a claridade que entra através da janela ou pela barraca de praia), pré-disposição genética (sim, não tem quem quer, tem quem “pode”, ou seja, você precisa ter predisposição genética) e alterações hormonais (pílulas anticoncepcionais, reposição hormonal ou ainda durante o segundo ou terceiro trimestre de gravidez).
Melasma x Gravidez
É muito comum associarmos essa mancha a gestação. Quantas vezes já não ouviram alguém falar “mancha da gravidez”. E isso não acontece sem motivo, pois pode aparecer em até 75% das gestantes (chamado de cloasma gravídico). Como seu surgimento está associado a alterações hormonais, pode aparecer ou agravar-se na gestação, geralmente a partir do segundo trimestre. Costuma desaparecer espontaneamente em alguns meses após o parto, mas pode permanecer em até 10% dos casos, portanto o ideal é evitar que ele se agrave, usando religiosamente o filtro solar. O tratamento com despigmentantes deve ser realizado com orientação do dermatologista, pois gestantes só podem usar produtos mais leves. 
O que todos querem saber: o melasma tem cura? Como eu disse, alguns casos de cloasma gravídico podem regredir. Gostaria que a realidade fosse diferente, mas preciso dizer que o melasma não tem cura definitiva e seu tratamento deve ser contínuo. Isso não é motivo para desanimar, porque você pode ter sua mancha controlada e conviver com ou sem ela, mas antes precisa entender e aceitar que ela pode piorar se você descuidar. Outro ponto importante é que essa resposta ao tratamento vai depender do grau de mancha que cada um desenvolve. O controle do melasma requer disciplina! Nunca se aventure com produtos sem a indicação de um medico qualificado. Seu dermatologista fará várias alterações e troca de produtos durante o tratamento, o que é extremamente válido. O clareamento total das manchas pode acontecer, porém o cuidado com a exposição solar deve fazer parte da vida daqueles que sofrem com o problema. Lembre-se que um dia de sol fará você perder o resultado de meses de tratamento! Vale a pena ressaltar que muitos pacientes precisam suspender o uso da pílula anticoncepcional, mas antes de fazer isso, consulte seu ginecologista. Todo melasma é igual?! Não, existe uma classificação para o melasma e este é outro aspecto importante a ser lembrado!! O melasma é classificado em relação aos diferentes níveis de profundidade da deposição de melanina na pele. Ele pode ser epidérmico (mais superficial e que responde melhor ao tratamento), dérmico (mais profundo e de tratamento mais difícil) ou misto. E isso significa que quanto mais melanina na profundidade, mais difícil será o controle da mancha, e mais paciência você precisará ter durante o tratamento. Por outro lado, se você tem um melasma mais superficial, responderá rapidamente ao tratamento. No próximo post vou falar sobre as opções terapêuticas do melasma. Hoje a intenção era mesmo ensinar um pouco mais sobre o assunto e esclarecer algumas dúvidas comuns. Agora que sabem tudinho sobre a tão temida mancha, aguardem o próximo post com mais detalhes e dicas de tratamento. Beijinhos e não esqueçam o filtro solar.
Bianca Venturini
É realmente desanimador!!! Um dia que não repassa o filtro solar já acaba com todo o esforço!!! Estou na luta a anos!! Tem dia que esta melhor! Fico muito contente!! Ansiosa para o próximo post.
Nique, super orgulho em ver o post no ar! 👏👏👏 Qualquer dúvida, estou a disposição para tentar ajudar! 💋
Excelente!!!
Nique, estou na luta há anos também e é realmente desanimador principalmente quando chega o verão!! Adorei o seu post é bem esclarecedor, apesar de saber disso pois com esses muitos anos de melasma estou sempre no dermatologista e usando produtos novos pra ver se tenho resultados melhores. O Mais dificil é que os tratamentos são bem caros o que desanima mais ainda, pq as vezes não dão o resultado esperado!! Mais força na peruca não podemos desanimar pois qualquer descuido aumentam as manchas kkkkkk.
No verão o trabalho é redobrado né? A exposição solar prejudica bastante. Vou falar com a minha dermato para passar por aqui e responder vcs. Desistir jamais! 😉 bjs