Banho de sol para bebês e crianças

Manhês,

Quem já ouviu dizer que o sol traz muitos benefícios à saude? Euuuu!

Pois é, o sol além de ser fundamental para a vida de todos os seres vivos tb ajuda no bom funcionamento do corpo. É através dos raios do tipo ultravioleta B que se obtém a vitamina D, essencial para absorção do cálcio. Como funciona a logística de transformação de raios ultravioletas em vitamina? Simples. O sol entra na pele, segue até os rins e o fígado, onde torna-se vitamina D.

Mas e o cálcio, para que serve? Ele é um mineral que evita a osteoporose, doença que enfraquece os ossos e causa fraturas. A vitamina D vem auxiliá-lo, dando equilíbrio ao corpo e tonicidade ou vigor aos músculos.

A luz solar é responsável por 90% da recepção de vitamina D pelo corpo. Os outros 10%, nós adquirimos através de alimentos como leite, manteiga, gema de ovo e peixe de água fria, a exemplo do salmão. Sem esquecer que a prática regular de exercícios físicos também colabora, e muito, para a saúde dos ossos.

Os benefícios são grandes, mas é preciso ter atenção para não ser prejudicial
à saúde dos pequenos

O Consenso Brasileiro de Fotoproteção, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, esclarece que a criança é especialmente suscetível a exposição solar exagerada e seus conseqüentes danos, como a queimadura solar e problemas de pele na fase adulta.

De acordo com as estatísticas, o histórico de queimadura solar na infância tem relação com o aumento do risco de desenvolver melanoma na vida adulta. Os protetores solares só são liberados para uso após 6 meses de idade (salvo algumas exceções), antes disso, os médicos recomendam que o recém-nascido não se exponha ao sol. Caso isso ocorra, a criança deve ser protegida com roupas, chapéu e permanecer na sombra.

Vejam só Eduardo e Théo tomando sol com apenas 2 meses. O horário do banho de sol deles era entre às 7:30 e 8hs da manhã e sempre com roupinha ou chapéu. Nesse dia estava até friozinho e um solzinho bem fraquinho. Foi bom até para dar uma aquecida nos meus pimpolhos, rsrs. Reparem que tem até um cobertor envolta deles.

IMG_6266

A dermatologista Dra. Daniela Schmidt Pimentel, explica que o uso de protetor solar na infância e adolescência reduz a incidência do câncer de pele, e também do foto envelhecimento.

O sol das 10h às 16h é extremamente prejudicial para crianças (e até adultos) em geral, mas a partir dos 6 meses de idade, os pais podem adotar a regra da “sombra”: “se a sombra do seu corpo no chão for menor do que a sua altura, a criança não deve ficar exposta ao sol. Fora isso, alguns cuidados como o uso de fotoproteção em roupas e chapéus, além do abrigo a sombra, são também medidas centrais para proteger a criança desta idade. Aqui já é recomendado o uso do protetor solar com FPS superior a 30 e proteção UVA. Optar sempre que possível, por produtos indicados para uso em população infantil,” ressalta a médica.

A dermatologista conta que até os 2 anos de idade as crianças devem receber proteção solar de produtos compostos totalmente, ou em maior parcela, por filtros inorgânicos (físicos). “Produtos em creme e bastão são particularmente recomendáveis. Já para os maiores de 2 anos, é preciso usar os com resistência a água, de fácil aplicação e que espalhem bem na pele. As loções cremosas e em aerossol são os mais bem aceitos, mas é preciso um cuidado extra na aplicação de aerossóis e evitar o contato com boca, nariz e olhos da criança.”, pondera.

A aplicação do fotoprotetor deve ser feita com a menor quantidade de roupas possível, 15 a 30 minutos antes da exposição ao sol, e reaplicados a cada 2 horas ou após imersão em água.

Recomenda-se também o uso de uma quantidade generosa de protetor solar ou aplicação em 2 camadas de forma consecutiva, afim de atingir a quantidade próxima de 2mg/cm2.

Fonte: Prestige Comunicação

Dúvidas, deixem comentários. 😉

XX,

Monique Leite

Escrito por

Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense, trabalhou durante anos como Mídia Online em Agências de Publicidade e lá respirava internet. Se especializou no Google Analytics, Google Adwords e um belo dia resolveu mudar. Hoje é aspirante a Fotógrafa, blogueira nas horas vagas, mamãe dos gêmeos Edu e Théo e que vive a maternidade em tempo integral. É louca por moda, viagens, makeup e tudo que conspira a favor do universo feminino.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s