Pôr do Sol em Punta

Pessoal,

Hoje resolvi passar por aqui para falar de um lugar muito bacana que fui há mais de 1 ano e que pretendo voltar outras vezes, principalmente em dezembro que é verão e a cidade fica lotada, repleta de gente bacana e muitas atrações. Punta del Este fica bem pertinho de nós aqui no Brasil e é uma ótima idéia para quem quer fazer uma viagem internacional, porém curta e bem interessante. O foco do post é falar em especial do lugar onde presenciei o pôr do sol mais lindo de todos que eu já vi. E onde, onde? Na Casapueblo.

Foi uma surpresa – e daquelas com gosto de infância! – descobrir que a “casa muito engraçada” da letra de Vinícius de Moraes existe.
Era uma casa muita engraçada / Não tinha teto, não tinha nada…
Os versos de Vinicius de Moraes musicados por Toquinho para o disco infantil A Arca de Noé, de 1980, são conhecido por todos né? Mas pouca gente sabe como era o fim original de A Casa, que não foi gravado em disco:
Mas era feita com pororó / Era a casa de Vilaró.
Os versinhos distraíram as filhas de Vinícius em uma visita ao amigo uruguaio Carlos Paez Vilaró, quando a Casapueblo não passava de um ateliê de lata e madeira, construído por um artista excêntrico (o próprio Vilaró), numa encosta belíssima de Punta Ballena.

Vilaró é o artista uruguaio Carlos Páez Vilaró. E a “casa muito engraçada”, a Casapueblo, é a sua mais suntuosa obra. Em 1958, o artista plástico, cineasta e escritor – ou, como ele se define, “um fazedor de coisas” – construiu uma pequena casa de lata em Punta Ballena, no litoral uruguaio. Aos poucos, foi erguendo novas estruturas e cômodos, sempre em linhas arredondadas. Depois pintou tudo de branco, “para interagir com o azul do céu”, disse.
Vinicius, que por um tempo foi embaixador do Brasil no Uruguai, era amigo de Vilaró e presença constante na Casapueblo. Uma manhã, para agradar as filhas do artista, começou a improvisar a trova infantil: Era uma casa muito engraçada… Gostou do resultado e, mais tarde, com algumas aparafusadas, saiu a poesia. E a música.
Até hoje a casa continua a ser construída. Vilaró mora na parte mais alta da edificação, que também funciona como hotel e restaurante. Todos os mais de 70 quartos são batizados com os nomes de seus primeiros hóspedes: Pelé, Alain Delon, Brigitte Bardot, Robert de Niro. Além do quarto Vinicius de Moraes, é claro.
Todos os dias, o Casapueblo abre suas portas para receber turistas interessados em visitar o museu – e ainda mais interessados em assistir o pôr-do-sol. A cerimônia do pôr-do-sol no Casapueblo já se tornou um evento clássico em Punta del Este e ao mesmo tempo que o sol vai indo embora, uma narração vem falando sobre a importância dele em nossas vidas. Assim que a narração termina e o sol se põe. Parece que é tudo cronometrado gente. Fiquei boba como a narração termina juntinho. Adiós Sol!!!!

Vejam algumas fotos para que vcs se inspirem em uma próxima viagem.

Meu look: Legging: Animale / Tshirt: Zara / Jaqueta de couro: Prune (comprada em Buenos Aires) / Óculos: Versace / Lenço: H&M

Gostaram?

Super indico uma passada por lá para assistir ao espetáculo do sol agarradinho com quem vc mais gosta. 😉

XX,

Monique Leite

Escrito por

Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense, trabalhou durante anos como Mídia Online em Agências de Publicidade e lá respirava internet. Se especializou no Google Analytics, Google Adwords e um belo dia resolveu mudar. Hoje é aspirante a Fotógrafa, blogueira nas horas vagas, mamãe dos gêmeos Edu e Théo e que vive a maternidade em tempo integral. É louca por moda, viagens, makeup e tudo que conspira a favor do universo feminino.

7 comentários em “Pôr do Sol em Punta

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s