Higiene bucal para bebês – Parte1

Manhês, tudo bem?

Ontem coloquei uma foto do meu Edu escovando os dentes no Instagram e percebi o quanto as mamães são cheias de dúvidas em relação a higiene bucal de seus bebês.
Foi pensando nisso que hoje contamos com a participação especial de uma especialista no assunto para explicar tudinho pra gente e nos orientar aos procedimentos necessários que devemos ter com nossos filhos desde novinhos.

Vejam só o Eduardo que bonitinho com a boquinha cheirosa!! ❤

10659430_625347157576689_1464159096344771757_n

O post está dividido em duas partes e hoje vamos falar especificamente da higiene bucal de bebês que ainda não possuem dentinhos. O próximo post iremos falar da fase que os dentinhos começam a surgir, com dicas de escovas, pastas e outras coisitas mais. Boquinhas cheirosas sempreee!!! 😉

Eu pedi para a Dra. Nayara Ferreira que é Odontopediatra e Ortodontista em um consultório em São Paulo para me falar um pouco mais sobre a primeira fase do bebê…
Muitos não sabem, mas bebês precisam escovar os dentinhos sim. A higiene oral deve ser feita mesmo antes de os dentes nascerem, sabiam?

unnamed-16

A boquinha das crianças, inclusive bebês, deve ser higienizada após as refeições sempre pois resquícios dos alimentos, inclusive do leite materno, ficam acumulados na boca, tanto na língua quanto gengiva e bochechas. Isso leva a um acúmulo de microorganismos que se alimentam desses restos. Para os bebês mais novos, como os recém-nascidos, eles aumentam o risco de infecções como o sapinho (causada por um fungo). Com o nascimento dos dentes, a cárie passa a ser uma ameaça. Sim, bebês podem ter cáries.

A higiene para bebês pode ser feita satisfatoriamente com gaze (ou a ponta de uma fralda de tecido) molhada em água filtrada e em temperatura ambiente. Passe no interior da boca suavemente, limpando a língua, as bochechas e gengivas. O ideal é que o bebê não esteja completamente deitado, pois esta é uma posição que favorece engasgos e infecções de ouvido – a posição deve ser evitada inclusive para a amamentação. Mantenha o bebê no colo ou mesmo deitado com um travesseiro ou almofada, de forma que a cabeça esteja um uma posição mais elevada que o corpo.
Cante e brinque com seu bebê enquanto a escovação acontece, assim o processo fica mais divertido e menos traumático!!!💛😘😷😁

Quem quiser saber mais sobre a higiene bucal de bebês, deixe um comentário aqui que a Dra. Nayara irá responder. Conheçam também a Fan Page dela no Facebook

www.facebook.com

A Dra Nayara atende em São Paulo no seu consultório.
Moema al. Iraé, 620 – cj 64/ Tel: (11) 4304-8778 ; Pompéia av. Pompéia, 2415/ Tel: (11) 99914-5232

Sigam tb a Dra. Nayara no Instagram para ficarem por dentro de muitas diquinhas diárias que ela posta lá.

Instagram: @dra.nayaraferreira

Um beijo e até o próximo post, 😉

Monique Leite

Escrito por

Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense, trabalhou durante anos como Mídia Online em Agências de Publicidade e lá respirava internet. Se especializou no Google Analytics, Google Adwords e um belo dia resolveu mudar. Hoje é aspirante a Fotógrafa, blogueira nas horas vagas, mamãe dos gêmeos Edu e Théo e que vive a maternidade em tempo integral. É louca por moda, viagens, makeup e tudo que conspira a favor do universo feminino.

3 comentários em “Higiene bucal para bebês – Parte1

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s